https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/issue/feed Sobre Tudo 2024-12-27T15:36:02+00:00 Gláucia Dias da Costa sobretudoca@gmail.com Open Journal Systems <h3>Qualis CAPES 2017-2020</h3> <p>B2</p> <h3>ISSN</h3> <p>1519-7883</p> <h3>Periodicidade </h3> <p>Semestral</p> <h3>Áreas do conhecimento</h3> <p>Ensino e Interdisciplinar</p> <p><strong>Estatísticas</strong></p> <p> </p> <p> </p> https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7512 ENTRE FILMES, LITERATURA E MEMES 2024-10-28T22:33:51+00:00 Alexandre Ribeiro de Sousa alexandreribeiro@upi.edu.br Ana Clara Carvalho Sousa anaclaracarvalho@ufpi.edu.br Carla Silvino de Oliveira carlasilvino@ufpi.edu.br Francisca Thais Alves de Matos tthaisalves334@gmail.com <p>O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência acerca da utilização das fontes históricas nos anos do Ensino Médio, no Centro Educacional de Tempo Integral Mário Martins, no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP/Capes), do Curso de Licenciatura Plena em História, da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB). O relato de experiência objetiva apresentar as diferentes tipologias das fontes históricas, identificar a relação entre as fontes e o pensar historicamente, e por fim, e apresentar a utilização das fontes históricas em sala de aula amparadas na Teoria da Educação História. Para isto, realizamos análise documental das fontes históricas escolhidas e apresentamos o relato das experiências docentes através da realização da aula-oficina proposta pela historiadora Isabel Barca (2004). Dessa forma, o artigo visa compartilhar experiências no campo das Educação História e contribuir para a formação docente.</p> 2024-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7227 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL 2024-04-18T08:42:42+00:00 Juliana Ferreira Lima julianaflima@ufpi.edu.br Isabele Candeia da Silva bellycandeia@gmail.com Maria de Nazareth Fernandes Martins nazatethfernandesmartis@ufpi.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O estudo objetiva descrever as práticas docentes desenvolvidas no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem relativo ao retorno à educação presencial. Nessa tessitura, a formação inicial, especialmente na área da docência, possui caráter teórico metodológico e didático pedagógico. Cabe ressaltar, que o estágio deve materializar a relação de unidade entre teoria e prática, bem como o diálogo entre a Universidade e a Escola. Posto que, é mediação na constituição da identidade profissional e pessoal do(a) professor(a) dentro e fora da instituição escolar. Quanto à metodologia, a abordagem é de natureza qualitativa, quanto ao objetivo é descritiva, e para produção dos dados foi utilizada a observação participante como técnica de levantamento e produção de dados por se tratar de relato de experiência. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública municipal de Teresina-Piauí, na qual desenvolveu-se o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, campus do município de Teresina. Não obstante, o ensino remoto provocou profundas fragilidades no processo educativo das crianças, bem como na prática docente condizente ao estágio, assim, foi necessário adaptar metodologias, ou seja, os modos de pensar, planejar e executar o ensino.</span></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> 2024-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7707 TRANSFORMANDO TEORIA EM PRÁTICA 2024-12-03T15:32:30+00:00 Bruna Zenato Corso bruna.zenato@gmail.com Fernanda Miotto fmiotto@ucs.br <p>Este artigo tem como propósito relatar a experiência de uma licencianda durante a realização do Estágio Supervisionado I no contexto escolar. O relato abrange a reflexão não apenas sobre as práticas pedagógicas, mas também sobre o envolvimento dos alunos com a realidade escolar, proporcionando aos futuros professores a oportunidade de vivenciar o processo de ensino e aprendizagem na sala de aula. A metodologia empregada incluiu pesquisa bibliográfica e observação <em>in loco</em> para descrever as práticas do professor regente. A vivência destacou a relevância do Estágio Curricular Supervisionado como disciplina fundamental na preparação para a carreira docente, proporcionando aos futuros professores habilidades e conhecimentos para enfrentar os desafios da sala de aula. A integração no ambiente escolar ressaltou a importância das relações interpessoais e o comprometimento da escola com a aprendizagem dos alunos.</p> 2024-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7859 BIODANZA E ESTADOS DE ÂNIMO NA ESCOLA 2024-10-28T20:21:41+00:00 Leila Lira Peters leila.peters@ufsc.br <p>O conhecimento é o ponto central em qualquer proposta educacional. Resulta de escolhas pedagógicas que podem abarcar a cultura corporal e instigar o protagonismo dos sujeitos entre si, com os conteúdos e com seu mundo vivido. O Sistema Biodanza visa a integração humana onde o ambiente, a música e as trocas possibilitam vivências que geram emoções. O objetivo deste artigo é de verificar se ocorreram ou não alterações do estado de ânimo, antes e depois da prática de uma aula semanal de Biodanza, durante nove aulas de Educação Física, junto aos estudantes do 3<sup>o</sup> ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, matriculados na disciplina de Yoga. Configurando-se como um estudo de caso, a coleta das informações ocorreu por meio do preenchimento individual de uma tabela sobre a percepção das emoções e dos sentimentos. Compreendemos estado de ânimo como respostas afetivas geradas por situações externas que desencadeiam impulsos comportamentais, numa duração prolongada, frente a determinados eventos. O estado de ânimo cansado, foi o mais citado pelos alunos no início das sessões de Biodanza, seguido de agradável e ansioso. Alegre, leve e energizado foram as mais citadas ao final das aulas. Através desta prática corporal, consideramos que os alunos vivenciaram e perceberam a possibilidade de haver diferenças entre os estados de ânimo negativos e positivos, como um processo dinâmico e passageiro, que pode ser alterado com a prática da Biodanza. Esperamos que essa experiência tenha servido como ferramenta importante de autoconhecimento e para lidar com desafios nesta fase da vida destes estudantes. &nbsp;</p> 2024-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/8138 NUNCA SUBESTIMEM UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA. NUNCA. 2024-12-26T18:02:29+00:00 José Augusto Pacheco jpacheco@ie.uminho.pt <p>“Nunca subestimem um professor de uma escola pública. Nunca”: estas palavras – proferidas por Tim Walz (2024) – demonstram a importância do professor na educação, incluindo as suas diferentes vertentes de escolarização, bem como a base social da escola, por mais que na análise crítica dos anos de 1960-70 tenha sido apelidada de Aparelho Ideológico do Estado, sobretudo nos escritos de Louis Althusser, remetendo este conceito para uma relação de classe social, que Bourdieu e Passeron (1970) aprofundaram no âmbito da sociologia da educação e no contexto da pedagogia. A partir dessa ideia, o texto aprofunda em que medida o professor da escola pública se distingue dos demais, embora todos os professores tenham um denominador comum.&nbsp;</p> 2024-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7557 HABITAÇÃO E MORADIA 2024-10-29T11:04:08+00:00 Eric Matheus Faria Martins eric.martins@ufv.br Leomar Tiradentes leotiradentes@ufv.br <p>O cenário pandêmico instaurou-se como um fenômeno que modificou todas as estruturas, até então, consolidadas, afetando, também, o município de Viçosa-MG. A pandemia gerou a devolução de inúmeros imóveis alugados aos proprietários ou imobiliárias. A entrega desses imóveis também ocorreu para os alunos do CAp/COLUNI, principalmente, para os que estão no último ano do ensino médio. Diante desse quadro, uma dúvida surgiu: como moravam esses alunos? Eles devolveram suas residências durante a pandemia? A partir disso, a presente pesquisa visa sanar essas dúvidas, seguindo como objetivo a identificação e análise de como residem e que tipo de moradia utilizam os alunos do CAp/COLUNI e averiguar os impactos dessas no processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, de natureza qualitativa, de caráter geográfico, que se utilizou da aplicação on-line de questionário para os alunos do colégio visando compreender a relação entre o tipo de moradia, a qualidade de vida e a urbanização de Viçosa. Portanto, conclui-se, através dessa pesquisa, que os meios de habitação operam como um mecanismo capaz de influenciar no processo de ensino-aprendizagem, além disso, essa pesquisa demonstrou que a pandemia afetou, nas mais diversas formas – moradia, ensino e economia –, os alunos do CAp/COLUNI.</p> 2024-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/8136 EXPEDIENTE 2024-12-26T17:28:20+00:00 Fernanda Müller f.muller@ufsc.br 2024-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7451 JUVENTUDE, CORPO E SAÚDE: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRABALHO COM AS MÍDIAS E TECNOLOGIAS 2024-04-18T08:31:23+00:00 Cristiano Mezzaroba cristiano_mezzaroba@yahoo.com.br Fabio Zoboli zobolito@gmail.com Fernando Gonçalves Bitencourt ferbit@ifsc.edu.br <p><strong>Resumo: </strong>Historicamente a Educação Física tem no corpo e no movimento as bases de sua prática no âmbito escolar. Aqui o estudo segue a linha epistêmica das “práticas corporais” enquanto conteúdo da Educação Física escolar. Este ensaio propõe colocar em perspectiva o binômio corpo e saúde com jovens na escola tendo as mídias e tecnologias como mediadoras do processo. As reflexões aqui desenvolvidas são estéticas e políticas na medida em que pretendem sensibilizar a partir da reflexão dos temas e conteúdos oriundos das mídias e das tecnologias com a finalidade de gestar comportamentos que ultrapassem o reducionismo pautado no binômio saúde/doença no que tange a concepção de corpo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Corpo; Mídias; Saúde; Juventude; Educação Física.</p> 2024-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/8137 ATRAVÉS DO ESPELHO 2024-12-26T17:49:54+00:00 Gláucia Dias da Costa glaucia.costa@gmail.com Fernanda Müller f.muller@ufsc.br George Luiz França francalgeorge@gmail.com Lara Duarte Souto-Maior lara.duarte@ufsc.br Leomar Tiradentes leotiradentes@yahoo.com.br <p>Editorial que contextualiza a edição e apresenta a revista.</p> 2024-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024