https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/issue/feed Sobre Tudo 2023-12-21T13:58:56+00:00 FERNANDA MÜLLER sobretudoca@gmail.com Open Journal Systems <h3>Qualis CAPES 2017-2020</h3> <p>B2</p> <h3>ISSN</h3> <p>1519-7883</p> <h3>Periodicidade </h3> <p>Semestral</p> <h3>Áreas do conhecimento</h3> <p>Ensino e Interdisciplinar</p> <p><strong>Estatísticas</strong></p> <p> </p> <p> </p> https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/5995 O PLANEJAMENTO DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA PRÁTICO SOBRE CINÉTICA QUÍMICA 2023-11-10T22:10:52+00:00 Alessandro Damásio Trani Gomes alessandrogomes@ufsj.edu.br Everton José de Sousa ejsousa2020@aluno.ufsj.edu.br <p>Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) e teve como objetivo examinar a qualidade dos planos de investigação construídos por estudantes para solucionar um problema prático envolvendo conceitos de cinética química. Participaram da pesquisa, 186 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de São João del-Rei, Minas Gerais. Discute-se o papel de atividades didáticas, organizadas como um processo de resolução de problemas abertos, como uma estratégia de ensino valiosa para a construção do conhecimento químico e o desenvolvimento de habilidades relativas ao processo de investigação. A avaliação dos planos produzidos revela que a maioria dos grupos de alunos elaborou planos incipientes, o que indica as dificuldades enfrentadas pelos participantes ao elaborar estratégias para resolver o problema prático. São discutidas as potencialidades e limitações das atividades desenvolvidas, bem como suas implicações para o ensino de Ciências.</p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/6553 O VALOR DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2023-12-18T10:40:33+00:00 Laís Leni Oliveira Lima lais_lima@ufj.edu.br Tácio Assis Barros tacio.barros@yahoo.com.br <p>Este texto surge da elaboração do Relatório referente ao Estágio Curricular Obrigatório I na área da Educação Infantil. Tem como objetivo a apresentação do conceito e da importância do Estágio Obrigatório, bem como o registro das experiências vivenciadas durante o período de observação realizado em uma instituição municipal de Educação Infantil (EI), que serviu como campo de estágio para os estudantes da Universidade Federal de Jataí. O foco da observação recaiu sobre uma turma do Maternal 1A, composta por vinte crianças entre dois e três anos de idade. Os resultados obtidos destacaram a relevância de documentar as experiências vividas, descrevendo e analisando as atividades diárias no ambiente educativo, como um meio fundamental para aprimorar nossa prática como educadores, construir conhecimento pedagógico e contribuir para a formação de nossa identidade profissional como docentes.</p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/5980 EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA 2023-12-13T22:21:15+00:00 Hamilton de Godoy Wielewicki h.g.wielewicki@ufsc.br Vítor Pluceno Behnck vitorpluceno@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho apresenta um relato sobre uma experiência docente ocorrida no Estágio Curricular Supervisionado do curso de Letras - Inglês no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Os estagiários desenvolveram atividades com a utilização de recursos não-verbais (desenho) visando a inclusão deestudante com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o ensino de Língua Estrangeira para estudantes TEA e o impacto de atividades com desenho nesses estudantes. Por fim, os autores propuseram uma discussão sobre a necessidade de uma formação docente inclusiva, que leve em conta as individualidades dos sujeitos em sala de aula a fim de promover a inclusão.</span></p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/5496 APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA FRANCESA 2022-08-19T14:49:32+00:00 Narceli Piucco narcelipiucco@yahoo.com.br Clarissa Laus Pereira Oliveira clarissa.oliveira@ufsc.br Valéria Cristina Noronha Kasper valeriakasper@hotmail.com <p>Este artigo foi desenvolvido com base nas experiências vivenciadas durante o período da pandemia da COVID-19, quando as instituições de ensino estavam desempenhando suas atividades de maneira remota. Este trabalho tem o intuito de fazer uma breve reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem colaborativa, tendo como foco as relações entre a professora orientadora do estágio, a professora titular da disciplina de francês do Colégio de Aplicação/UFSC e as duas estagiárias ao longo das experiências vivenciadas para a concretização de dois projetos que foram partes importantes das atividades desenvolvidas nos estágios I e II. O nosso objetivo é, a partir do inter-relacionamento dos agentes envolvidos, refletir sobre como os elementos dos conceitos de ensino-aprendizagem colaborativa estão inseridos no contexto desses dois blocos de relacionamento. Deste modo, procuramos estabelecer um paralelo entre as nossas experiências na produção de um dos projetos e elementos da aprendizagem colaborativa. E para isso, nós nos apoiamos em teóricos como Selma Garrido Pimenta, José Carlos Libâneo, Marta Kohl Oliveira, Alcino Silva, Christian Puren, para assim pensar o processo de ensino-aprendizagem colaborativa em nossa formação profissional e pessoal.</p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/6655 QUARENTINE 2023-10-06T15:26:46+00:00 Caike Domingos Laurentino cdlaurentino@outlook.com Luciana Cristina da Costa Audi lucianaaudi@yahoo.com.br <p>Poem written by a graduate student in “Letras, Língua Inglesa e suas Literaturas” at the State University of Bahia (UNEB) in Teixeira de Freitas. The production is the result of an activity proposed under the guidance of professor Doctor Luciana Cristina da Costa Audi in the curricular component “Produção do Texto Oral e Escrito” in 2020.</p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/6020 (IN)CERTEZAS 2023-04-18T13:52:28+00:00 José Douglas Alves dos Santos jdneo@hotmail.com 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7213 EXPEDIENTE 2023-12-21T13:38:50+00:00 Fernanda Müller f.muller@ufsc.br 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/6551 ATIVIDADES FÍSICAS AO AR LIVRE 2023-11-06T19:20:26+00:00 Fernanda Saccomori fernanda.saccomori@iffarroupilha.edu.br Leticia Saccomori letisaccomori@hotmail.com <p>A prática de atividades físicas ao ar livre gera benefícios na saúde física e mental. Um ambiente arborizado, livre de todo tipo de poluição contribui de forma significativa para esta melhoria. As crianças, no convívio escolar compartilham de informações fundamentais para se tornar disseminadores de ideias. Por isso, trabalhar a educação ambiental desde a pré-escola contribui para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, agentes de transformações. Este trabalho, descreve uma sequência de atividades didáticas desenvolvidas com uma turma da pré-escola durante uma aula de educação física. Através de trilhas sensoriais, as práticas elaboradas pela professora fazem alusão a dois ambientes opostos, com referência a uma natureza preservada e outra, com indícios de poluição. Um jogo didático também foi desenvolvido com as crianças, de forma a aplicar o conhecimento construído durante essas aulas. A participação dos estudantes gerou entusiamo e contribuiu para a formação desses sujeitos, que apesar da pouca idade manifestaram seus conhecimentos através das suas falas e atitudes.</p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7214 A ARTE DE FAZER CIÊNCIA 2023-12-21T13:43:23+00:00 Fernanda Müller f.muller@ufsc.br George França francalgeorge@gmail.com Gláucia Dias glauciacosta@gmail.com Lara Duarte Souto-Maior laraduarte04@yahoo.com.br Leomar Tiradentes leotiradentes@yahoo.com.br 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/6046 OS PROCESSOS DE IMPLEMENTAÇÃO E OS DESAFIOS DO PROGRAMA “GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS” 2023-04-18T13:45:45+00:00 Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho wanessa.fialho@ueg.br Juliana Simião Ferreira juliana.ferreira@ueg.br Udna Lemos Torres lemostorres.adv@gmail.com <p>O Programa “GOIÁS TEC – Ensino Médio ao Alcance de Todos”, oferta o Ensino Médio regular com o uso de ferramentas tecnológicas, sendo composto por aulas ministradas em estúdio, por professores habilitados por área de conhecimento, transmitidas, via satélite, em tempo real, aos estudantes que estarão na sala de aula interativa da sua comunidade. O propósito é a implantação do Ensino Médio por Mediação Tecnológica em distritos, zonas rurais e regiões de difícil acesso ou que possuam carência de professores habilitados para lecionarem. A partir disso, esta pesquisa teve o objetivo de tecer assertivas sobre as possíveis contribuições deste programa para os alunos participantes em zonas rurais de Quirinópolis, Goiás. A pesquisa exploratória foi realizada por meio de questionário, com questões de múltipla escolha e questões abertas aplicadas aos estudantes, utilizando como ferramenta o <em>Google Forms. </em>Ao analisarmos as respostas, verificamos, entre os pontos positivos: a qualificação dos professores e a possibilidade de rever novamente as aulas em casa em outro horário. Quanto aos pontos negativos, os alunos mencionaram: as dúvidas em alguns conteúdos, também foi informado que alguns alunos não se adaptaram ao método de ensino, além da internet de má qualidade e falta de energia elétrica na escola, no horário da transmissão das aulas. Diante desse cenário, para um bom desempenho deste modelo de ensino, acreditamos que deve haver acompanhamento pedagógico e monitoramento técnico diários, durante todo o processo de execução no período letivo, para que os problemas sejam sanados, à medida que surjam.</p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/6533 A EPISTEMOLOGIA DA GAMIFICAÇÃO E SEUS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO 2023-11-06T18:55:00+00:00 Heron Salazar hscosta@ufam.edu.br Sávio Oliveira saviooliveiradasilva2@gmail.com <p>A gamificação na educação é uma tendência crescente que utiliza elementos e mecânicas de jogos para envolver os estudantes e tornar o processo de aprendizado mais dinâmico e interativo. No entanto, seu uso também apresenta desafios epistemológicos relacionados à validação e construção do conhecimento. As questões epistemológicas desempenham um papel crucial ao estabelecer critérios para fundamentar as estratégias de gamificação na educação, justificando o caminho adotado para promover a aprendizagem dos estudantes. Este artigo tem como objetivo analisar a epistemologia da gamificação e seus desafios para a educação, abordando o histórico da gamificação, sua relação com a epistemologia e os principais desafios enfrentados. Também serão fornecidos exemplos de aplicação da gamificação em diferentes áreas educacionais e soluções para superar os desafios epistemológicos. Conclui-se que a gamificação pode ser uma abordagem promissora para a educação, desde que seja utilizada de maneira consciente e crítica, levando em consideração as implicações epistemológicas envolvidas.</p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/6702 DESAFIOS EDUCACIONAIS DE UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO PARÁ 2023-11-06T20:43:03+00:00 José Júlio Cesar do Nascimento Araújo jose.araujo@ifac.edu.br Mamadú Cissé mamaducisse@aluno.unilab.edu.br Poliana Da Silva David davidpoliana@ufrrj.br <p>Este artigo tem seu foco na análise de dados primários de bases públicas sobre demografia, saúde, economia, expectativa de vida, infraestrutura, formação docente, indicadores educacionais e de equidade com vista a construir uma narrativa interpretativa dos desafios educacionais no município de Marajó-Açu. Para isso, utilizamos uma abordagem de rede e ciclo de políticas públicas para construir o diagnóstico da educação na rede do município estudado, Marajó-Açu. Os resultados apontam desafios estruturais na gestão, investimento, infraestrutura e na avaliação, elementos que geram impactos nefastos na missão de uma educação pública que pretende ser propulsora da equidade e da redução da desigualdade. A principal contribuição se assenta no diagnóstico interdisciplinar dos desafios educacionais e no olhar voltado para um cenário de redes, dados que os desafios e potencialidades são também oportunidades de aprendizado para o avanço de políticas educacionais baseadas em evidência.</p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/6656 DISCURSOS E INTERDISCURSOS DE PROFESSORES HOMOSSEXUAIS 2023-11-06T20:11:14+00:00 Silvane Aparecida de Freitas silvaneafreitas@hotmail.com Lucas Matheus Santana Medeiros lucas.prof.edu@gmail.com <p>Propusemo-nos, neste artigo, a investigar os discursos e os interdiscursos de professores homossexuais acerca de sua sexualidade no contexto escolar, sendo esses, professores de escolas estaduais do município de Jales-SP. Isso com o objetivo de verificar e entender os discursos e interdiscursos do professor homossexual dentro da escola, se ele se expõe ou tem de se silenciar sobre sua realidade, além disso, entender como o discurso do “outro” pode moldar suas identidades. A pesquisa se dá em consonância aos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de orientação francesa, sendo, portanto uma pesquisa qualitativa. Para isso, usamos como recurso de pesquisa, questionários impressos e entrevistas semiestruturadas com o fito de melhor discutirmos o tema em questão e analisarmos os discursos desses professores. Ressaltamos que o presente artigo faz parte da pesquisa de dissertação de Mestrado, em andamento, vinculado ao XXXXXX (XXXXX) intitulada “Discurso de Professores Homossexuais: Dentro ou Fora do Armário”. Assim sendo, concluímos que os professores homossexuais trazem em seus discursos vivências de controle por parte da escola, assim como em suas memórias; há professores que, por conta dos discursos conservadores predominantes nos espaços escolares, decidem ou são colocados para dentro do armário, sendo uma maneira de se resguardarem da homofobia e se pouparem de serem vistos como desviantes ao conservadorismo predominante nas escolas.</p> 2023-12-21T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023