A formação dos trabalhadores do INSS

hipertrofia da gestão por imposição do mercado

Autores/as

  • Júnia Guedes Machado Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
  • Luciana de Abreu Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS
  • Marcus Fernandes Marcusso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS

Resumen

Este trabalho se propõe a discutir os conteúdos filosóficos, ético-políticos e pedagógicos que conformam as práticas educacionais direcionadas a servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), instituição que executa a política pública previdenciária. Com base em referencial teórico que compreende os fundamentos econômicos da sociedade capitalista e filosóficos da pedagogia moderna, discute-se a formação de trabalhadores, pela descrição e análise de documentos institucionais que consolidam suas concepções pedagógicas e seu Planejamento Estratégico, sendo este o balizador das atividades educativas. Embora se manifestem por meio de um campo conceitual aparentemente progressista, as análises indicam o alinhamento dessas práticas formativas às imposições do mercado, bem como a prevalência da concepção tecnicista e da pedagogia das competências nas práticas educacionais no INSS.

Biografía del autor/a

Júnia Guedes Machado, Instituto Nacional do Seguro Social - INSS

Licenciada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), servidora pública do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT).

Luciana de Abreu Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisas sobre Ensino e Formação de Professores. Professora efetiva nos cursos de formação docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Poços de Caldas e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Marcus Fernandes Marcusso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor de História do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em História da Educação e Educação Militar, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Militar - História da Educação - Epistemologia da Educação - História do Brasil República.

Publicado

2022-11-25

Número

Sección

Artigos