Resenha intempestiva de “Consciência e realidade nacional”, de Álvaro Vieira Pinto
Resumen
Este texto consiste em mais do que uma resenha e menos que um artigo filosófico propriamente dito. Contra as abordagens estritamente combativas e depreciadoras do livro “Consciência e realidade nacional”, do filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto, reeditado recentemente, propusemos uma mirada panorâmica sobre algumas teses e contribuições originais do autor. O livro é referência obrigatória na literatura filosófica brasileira e tem muito a contribuir com uma filosofia da libertação do Sul global.
Citas
ARANTES, P. Um Depoimento Sobre o Padre Vaz. Síntese, Belo Horizonte, v. 32, n. 102, p. 5-24, 2005.
AQUINO, J. Narcisismo às avessas e a nossa filosofia brasileira. Modernos & Contemporâneos, Campinas, v. 4, n. 8, jan./jun., 2020.
CONSTÂNCIO, J. Filosofia e Libertação segundo E. Dussel e Vieira Pinto. Dissertação (Mestrado em Filosofia). Rio de Janeiro: UFRJ, IFCS, 1984.
CORBISIER, R. Reforma ou Revolução?. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
CORBISIER, R. Filosofia política e liberdade. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1978.
DUSSEL, E. Filosofía de la liberación. México: FCE, 2011.
DUSSEL, E. Política da libertação: história mundial e crítica. Volume 1. Passo Fundo: IFIBE, 2014.
DOMINGUES, I. Filosofia no Brasil: legados e perspectivas- ensaios metafilosóficos. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
GONZATTO, R.; MERKLE, L. Vida e Obra de Álvaro Vieira Pinto: um levantamento biobibliográfico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 69, set. 2016, pp. 286-310.
MENDONÇA, A. Manifesto da Filosofia Pau-Brasil: da Filosofia na Ágora à Filosofia de Agora. E de Volta para o ‘Futuro Passado’!. Em Construção. ano 1, n. 1, 2017, pp. 106-122. DOI:10.12957/emconstrucao.2017.28127.
VIEIRA PINTO, A. Ideologia e desenvolvimento nacional. Rio de Janeiro: ISEB, 1956.
VIEIRA PINTO, A. Consciência e realidade nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.