Conhecer pedalando: uma proposta e práxis de educação ambiental crítica
Resumen
O objetivo deste texto é apresentar a concepção teórico-epistemológica, proposta e ações de um projeto de Educação Ambiental, o Projeto Conhecer Pedalando. O projeto surgiu por meio de questões levantadas em relação ao modo de produção capitalista, dessa maneira, sua dinâmica é pautada por influências das perspectivas Materialista–Histórica–Dialética, Educação Ambiental Crítica, Ecossocialismo, Pedagogia Histórica-Crítica, e Pedagogia Freireana. O Projeto Conhecer Pedalando vem buscando conhecer, criar, divulgar e conectar meios que anseiam possibilidades de transformações nas estruturas e relações sociais vigentes em prol de relações mais fraternas, igualitárias, democráticas, sustentáveis e, principalmente, emancipadas. Para isso, almeja por meio de suas práticas, em diferentes espaços sociais, estimular uma maior compreensão, sensibilidade e ação dos envolvidos frente às problemáticas socioambientais e os impactos causados pela lógica da produção capitalista ao meio ambiente. Busca-se, ainda, abordar e problematizar: a relação bicicleta e Meio Ambiente; as Práticas Corporais de Aventura; a Epistemologia como reflexão crítica do conhecimento científico; e o Cicloturismo. O projeto realizou, desde 2016, diversas aventuras e ações, alcançando parte de seus objetivos mesmo diante das condições e dificuldades enfrentadas na sua busca de conhecimentos e possibilidades em relação à luta por uma possível libertação e emancipação humana.
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, Ecossocialismo, Capitalismo, Educação Emancipatória.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.