Cartografia das resistências ao extrativismo na América Latina e no Caribe
Abstract
A resenha busca apresentar a recente pesquisa concluída pelo Grupo de Relações Internacionais e Sul Global (GRISUL) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) sobre os impactos socioambientais do modelo de desenvolvimento extrativista que se coloca hegemonicamente na região latino americana. Com um total de nove mapas, a cartilha apresenta as diferentes clivagens que atravessam os conflitos gerados pelo modelo de desenvolvimento, chamando a atenção para suas consequências humanas e ambientais, assim como às diferentes alternativas levantadas pelos movimentos e comunidades que resistem ao avanço do extrativismo na região. A publicação está disponível gratuitamente em versão trilíngue (português, espanhol e inglês) no site do GRISUL: http://www.grisulunirio.com/pacha/.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.