Consciência de classe proletária potencial e professores da educação básica: relatos e possíveis relações
Abstract
Este artigo tem como objetivo principal relacionar os relatos de duas professoras-proletárias que realizam suas práxis no ensino público do Estado de São Paulo, Brasil, e a possibilidade de desenvolvimento de uma consciência de classe proletária potencial. Os pressupostos teórico-metodológicos que subsidiaram nossa análise estão baseados na perspectiva da tradição marxista, e no método do materialismo histórico-dialético. Partir e retornar ao real de modo mais complexo, tendo como fio condutor de nossa análise, o trabalho. Este estudo não só denuncia parte das condições precárias em que muitos docentes da Educação Básica realizam suas atividades, mas também aponta para a necessidade de união do proletariado contemporâneo, para o desenvolvimento de sua ação e consciência de classe a fim de se contrapor e superar as estratégias reprodutivas impostas pelo capital à sociedade. Além disso, este trabalho nos despertou para outra curiosidade epistemológica: a de verificar em que medida a realidade particular retratada neste estudo também poderá se repetir em outros países da América Latina.
Palavras-chave: Consciência de classe proletária potencial. Consciência de classe em si e para si. Professor da Educação Básica. Proletariado.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.