Conhecer pedalando: uma proposta e práxis de educação ambiental crítica

Autor/innen

  • Bruno Wilwert Tomio
  • Giovanni Dalgastagné

Abstract

O objetivo deste texto é apresentar a concepção teórico-epistemológica, proposta e ações de um projeto de Educação Ambiental, o Projeto Conhecer Pedalando. O projeto surgiu por meio de questões levantadas em relação ao modo de produção capitalista, dessa maneira, sua dinâmica é pautada por influências das perspectivas Materialista–Histórica–Dialética, Educação Ambiental Crítica, Ecossocialismo, Pedagogia Histórica-Crítica, e Pedagogia Freireana. O Projeto Conhecer Pedalando vem buscando conhecer, criar, divulgar e conectar meios que anseiam possibilidades de transformações nas estruturas e relações sociais vigentes em prol de relações mais fraternas, igualitárias, democráticas, sustentáveis e, principalmente, emancipadas. Para isso, almeja por meio de suas práticas, em diferentes espaços sociais, estimular uma maior compreensão, sensibilidade e ação dos envolvidos frente às problemáticas socioambientais e os impactos causados pela lógica da produção capitalista ao meio ambiente. Busca-se, ainda, abordar e problematizar: a relação bicicleta e Meio Ambiente; as Práticas Corporais de Aventura; a Epistemologia como reflexão crítica do conhecimento científico; e o Cicloturismo. O projeto realizou, desde 2016, diversas aventuras e ações, alcançando parte de seus objetivos mesmo diante das condições e dificuldades enfrentadas na sua busca de conhecimentos e possibilidades em relação à luta por uma possível libertação e emancipação humana.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica, Ecossocialismo, Capitalismo, Educação Emancipatória.

Autor/innen-Biografien

Bruno Wilwert Tomio

Especialista em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Candido Mendes; Licenciatura plena em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau; Bacharel em Educação Física também pela Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência em Educação Física e Educação escolar, com ênfase em Educação Ambiental, Práticas Corporais de Aventura, Epistemologia. Realiza várias práxis educacionais por meio do projeto de Educação Ambiental Crítica de sua criação, o Conhecer Pedalando. Correio eletrônico: bruno.tomio@hotmail.com

Giovanni Dalgastagné

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau; Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos comparativos em políticas educacionais, epistemologia da Educação e Educação Física, Educação Física e Saúde. Correio eletrônico: gio.dalcastagne@gmail.com

Veröffentlicht

2019-02-28

Ausgabe

Rubrik

Artigos