O neoextrativismo como expressão da dependência no capitalismo financeirizado: Um estudo de caso sobre o Brasil

Autores

Resumo

Neste trabalho pretendemos analisar se a reorganização da pauta produtiva em torno de atividades extrativas, que se desenrola no Brasil a partir da década de 1990, sinaliza o aprofundamento da subordinação brasileira na Divisão Internacional do Trabalho. Compreendemos que as transformações que perpassam o regime de acumulação capitalista, sob o processo de financeirização da economia internacional adicionam novos contornos à posição dependente brasileira, impondo um abismo ainda maior entre centro e periferia e um arranjo socioespacial em torno ao agronegócio e ao capital financeiro, que vulnerabiliza sobremaneira as conquistas populares. Utilizamos, para nossa análise, o ferramental teórico da Teoria Marxista da Dependência, bem como contribuições teóricas marxistas sobre financeirização e mundialização do capital, neoextrativismo e a questão agrária brasileira. Esta é uma pesquisa de caráter exploratório que se utiliza do método de abordagem hipotético-dedutivo com o objetivo de compreender como as dinâmicas de acumulação capitalista se articulam a nível global e local.

Biografia do Autor

Laís, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGEO/UFU). Bolsista financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na modalidade Doutorado (GD). Linha de pesquisa em Dinâmicas territoriais, com ênfase em Geogradia Econômica, Economia Política Internacional, Economia Marxista, Teoria da Dependência, Economia Política da Amazônia, Questão Agrária no Brasil e Neoextrativismo.

Danilo, Unicamp

Mestrando em Ciência Política na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bolsista de mestrado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Desenvolvo pesquisas em temas relacionados a dinâmicas econômicas e financeiras; relações internacionais e politica externa; China; Rússia e Uberização. E-mail: danilosilvahorta@gmail.com

Mateus, UFU

Bacharel em Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em Relações Internacionais no PPGRI/IERI na Universidade Federal de Uberlândia. É membro associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Capitalismo Contemporâneo CACO. Tem pesquisa na linha de Economia Política Internacional, com ênfase em leituras marxistas, tendo como principais pontos de interesse: Desenvolvimento, Ideologia, Dependência, Fascismo. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES-Brasil).

Igor, UFU

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  Tem experiência na área de Ciência Política. E-mail: fogolin.fgl@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-12-18

Edição

Seção

Artigos