O Plano “Nova Indústria Brasil” em relação ao imperialismo
Resumo
Este artigo recupera de maneira pontual o conceito de imperialismo para discutir como o pensamento de Theotonio Dos Santos pode responder às expectativas da neoindustrialização, ensejada pelo atual governo brasileiro, a partir do plano “Nova Indústria Brasil” (NIB). Assim, procuramos observar esse plano recuperando algumas contribuições de diferentes autores que retomaram esse conceito para uma ligeira análise acerca do plano brasileiro de neoindustrialização, de algumas de suas possibilidades e limites nas relações internacionais e para estimar a singularidade que podemos recolher no pensamento desse autor sobre essas questões. Ao final, apresentamos nossas considerações que acreditamos serem importantes para o debate que temos em pauta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.