O Diabo protege da morte, o metal do Diabo enterra vivo
as veias abertas de Potosí
Resumo
Potosí, cidade parteira do capitalismo moderno. Em suas terras o indígena se assentou originalmente junto ao mineral; no entanto, desde a colônia o Deus mineral inorgânico o domina. A cada cascalho que saí do monte, troca e riqueza, de sua gente que entra nas minas, miséria e pobreza. Cerro Rico, então soberano do metalismo colonial, agora está oco, quando comparamos aos dias de glória, mas segue engolindo gente, poluindo o solo e acirrando o subdesenvolvimen
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.