Contribuição para a crítica marxista da necropolítica
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a abordagem marxista da crítica da categoria necropolítica, presente no livro-ensaio de Achille Mbembe (2018). O percurso da nossa contribuição é apresentado em três momentos, a saber: a) crítica inicial a essa categoria; b) demonstração da infertilidade dessa categoria na compreensão da formação histórico-econômica da América Latina e c) compreensão da natureza do uso de tal categoria por parte dos meios de comunicação e informação, bem como por parcela dos acadêmicos e da esquerda brasileira. Conclui-se que a categoria necropolítica é insuficiente para a compreensão da realidade social dada a sua natureza acrítica que oculta os processos que a determinam, sendo necessário, portanto, apontar para uma alternativa classista e revolucionária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.