O Programa Brasil sem Fronteiras
Acolhimento institucional, atenção psicossocial e acompanhamento comunitário a venezuelanos em situação de refúgio em Brasília - DF
Resumo
Apresentação do programa Brasil sem Fronteiras (BSF) da ONG Aldeias Infantis SOS, que promove abrigamento temporário, acolhimento, atendimento psicossocial e rede de encaminhamentos a refugiados venezuelanos interiorizados desde Boa Vista - RR a outras cidades do Brasil. Desde 2018 atua junto ao Governo Federal através da Operação Acolhida, sendo financiado pelo Alto Comissionado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). O objetivo deste artigo é descrever o projeto, metas, resultados e os principais desafios encontrados pela equipe multiprofissional de Brasília. Até maio de 2023 foram acolhidas 569 pessoas em Brasília, e um total de 3858 em todo o país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.