Modernidade e Educação em Darcy Ribeiro
uma reflexão decolonial sobre o sistema educacional brasileiro
Resumo
Resumo: Este artigo tem o objetivo de explicitar o entrelaçamento entre a modernidade e o processo organização do sistema educacional brasileiro. Para isto, tomamos a trajetória político-intelectual de Darcy Ribeiro (1922-1997) enquanto objeto de análise. A hipótese defendida, é que o posicionamento anti-imperialista de Darcy Ribeiro em suas inciativas educacionais dá a base para a construção de um projeto decolonial. Para isto, realizamos a crítica à ideia de modernidade, e apresentamos o conceito de decolonialidade a partir de Aníbal Quijano, Ramón Grosfoguel e Boaventura de Sousa Santos. Assim, objetivamos tensionar o pensamento darcyniano com a abordagem decolonial. Justificamos esta escolha no fato que Darcy Ribeiro foi um dos atores centrais nas dinâmicas de institucionalização do ensino no Brasil. Nos espaços públicos e acadêmicos, se posicionou criticamente sobre os rumos que a modernidade e educação deveriam tomar nos países latino-americanos, segundo as suas especificidades para atingirem a autonomia sociocultural.
Palavras-chave: Darcy Ribeiro; Modernidade; Sistema de Educação; Crítica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.