Darcy Ribeiro a antropologia do Novo Mundo Velho
Resumo
Este artigo divide-se em dois eixos temáticos que se relacionam entre si: o enfoque latino americano de uma antropologia que nasce visceralmente antieurocêntrica e antianquiocêntrica. Sua seiva analítica é o novo mundo dos trópicos mas sem deixar de remeter à antiguidade do Milenium. Não por acaso Darcy Ribeiro foi um exegeta de Henry Morgan, objeto das notas etnológicas de Karl Marx. O segundo eixo temático centra-se na estratificação social latino-americana e os impasses da revolução socialista, mostrando o bolsão abaixo da classe operária junto com um estrato gerencial das multinacionais acima da classe dominante local.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.