Tradição, Identidade e Memória Social na Obra de José Carlos Mariátegui
Resumo
Este artigo tem por objetivo fazer uma aproximação entre o pensamento de José Carlos Mariátegui e o campo de pesquisa em Memória Social. Nesta tentativa ressalto a importância para o autor, de ideias e conceitos que serão fundamentais para o desenvolvimento desta mesma disciplina em décadas mais tarde, como: Tradição, Identidade, Nação, a relação entre memória e espaço, memória cultural, etc. Além disso, reitero a originalidade e relevância de Mariátegui tanto em relação ao cenário no qual se situa, a América Latina nas primeiras décadas do século XX, assim como o distanciamento de sua abordagem crítica em relação às demais naquele momento histórico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.