Algumas considerações sobre a crítica da economia política de Marx e Engels
Resumo
Esse artigo apresenta uma reflexão em relação as hipóteses apresentadas sobre o método do materialismo histórico dialético desenvolvido por Karl Marx e Friedrich Engels, pautadas no texto “Introdução à Contribuição à Crítica da Economia Política”, nas quais se contrapõe a compreensão de que a busca pela totalidade e a possibilidade de iniciar a reflexão a partir de elementos da totalidade se configura como uma correta ilustração do materialismo histórico dialético. A hipótese que a escrita desse trabalho pretende confrontar é aquela que define como correto um único e determinado percurso obrigatório para a reflexão a partir do método do materialismo histórico dialético, tendo como ponto de partida sempre objetos concretos e específicos. Para isso, o texto aborda aspectos que compõe o método do materialismo histórico dialético, como a totalidade, perspectiva concreta, abstrata, a práxis; e resgata a compreensão do método utilizada por pesquisadoras e pesquisadores da Teoria Marxista da Dependência (TMD), para sustentar a hipótese apresentada pela escrita desse trabalho.
Palavras-Chave: Materialismo Histórico Dialético; Marx e Engels; Teoria Marxista da Dependência; Dialética e Totalidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.