A formação dos trabalhadores do INSS
hipertrofia da gestão por imposição do mercado
Resumo
Este trabalho se propõe a discutir os conteúdos filosóficos, ético-políticos e pedagógicos que conformam as práticas educacionais direcionadas a servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), instituição que executa a política pública previdenciária. Com base em referencial teórico que compreende os fundamentos econômicos da sociedade capitalista e filosóficos da pedagogia moderna, discute-se a formação de trabalhadores, pela descrição e análise de documentos institucionais que consolidam suas concepções pedagógicas e seu Planejamento Estratégico, sendo este o balizador das atividades educativas. Embora se manifestem por meio de um campo conceitual aparentemente progressista, as análises indicam o alinhamento dessas práticas formativas às imposições do mercado, bem como a prevalência da concepção tecnicista e da pedagogia das competências nas práticas educacionais no INSS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.