Max Weber: a “ética” calvinista e o espírito do “novo” capitalismo: Especialização, Idealismo e Ocidentalismo - O Frankenstein Sociológico

Autores

  • Caique de Oliveira Sobreira Cruz Universidade Católica do Salvador.

Resumo

Este artigo foi redigido com o intento de realizar uma análise “imanente”, baseando-se no materialismo histórico, acerca da compreensão do Sociólogo Max Weber sobre a religião calvinista e a sua correlação com o sistema capitalista, expressa em duas das suas obras mais profundas e repercutidas: “A ética protestante e o espírito do capitalismo” e “Economia e Sociedade”. Neste processo, visamos a desmistificar as concepções que, tanto comentadores quanto críticos deste autor, ergueram durante os últimos 100 anos, quais sejam: a de que Weber teria teorizado que o calvinismo foi o elemento fundador do capitalismo ou, noutra frente, que, ao menos, ele creditaria ao fator religioso ser o mais determinante dentre todos os outros, dando-lhe primazia. Entretanto, o ponto fulcral deste escrito será atingido após conseguir desembaraçar essas acepções incompletas e insuficientes da temática. Não iremos nos deter apenas e tão somente em uma investigação “imanente” do pensamento de Max Weber, pois a nossa proposta não é só elucidar o pensamento deste teórico para comentarmos sobre ele, em verdade, pretendemos dar um passo mais audacioso, buscamos, por intermédio da tríade analítica (gênese histórica-pensamento imanente-função social), efetuar uma severa crítica de teor Marxista ao pensamento Weberiano sobre capitalismo, religião e metodologia sociológica.

 

Palavras chave: Max Weber, Calvinismo, Capitalismo, Especialização, Marxismo.

Biografia do Autor

Caique de Oliveira Sobreira Cruz, Universidade Católica do Salvador.

Graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2018). Especialista em Sociologia pela Universidade Estácio de Sá (2021). Mestrando em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador. Pesquisador Interdisciplinar da FAPESB. E educador popular em Sociologia pelo pré-vestibular da ADEP-UERJ.

Referências

AGÊNCIAS. Trabalhador industrial brasileiro ganha menos do que um chinês, diz revista Exame. FETQUIM, 21 de Janeiro de 2020. Disponível em: http://fetquim.org.br/noticias/trabalhador-industrial-brasileiro-ganha-menos-do-que-um-chines-diz-revista-exame-e1e3/ Acesso em 20/09/2021.

BATISTA, Ronaldo. Valores, Condutas e Ética em Weber. In: WEBER, Max. A ética Protestante e o espírito do capitalismo. Tradução Mário Morais – São Paulo: Martin Claret, 2016.

CARVALHO, Davi Gustavo de. Max Weber diante do Socialismo. 2008, 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquista Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara).

CONH, G. Max Weber. Coleção grandes Cientistas Socias, n. 13. São Paulo: Ática, 1979.

G1, Política. 50% dos brasileiros são católicos, 31%, evangélicos e 10% não têm religião, diz Datafolha. 13/01/2020. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/01/13/50percent-dos-brasileiros-sao-catolicos-31percent-evangelicos-e-10percent-nao-tem-religiao-diz-datafolha.ghtml Acesso em 20/09/2021.

GHOSH, Peter. O que Max Weber quis dizer com o “espírito do capitalismo”? NEXO, 12 de junho de 2018. Tradução: Camilo Rocha. Disponível em < https://www.nexojornal.com.br/externo/2018/06/16/O-que-Max-Weber-quis-dizer-com-o-%E2%80%98esp%C3%ADrito-do-capitalismo%E2%80%99> Acesso em 12/09/2021.

GRIGOROWITSCHS, Tamara. Um outro espírito, um outro capitalismo. O papel da economia antiga na tipologia do capitalismo em Max Weber. São Paulo, 2012.

JABBOUR, Elias. Eliminação da pobreza extrema na China é o maior feito da história da humanidade. Brasil de Fato, 2021. Disponível em < https://www.brasildefato.com.br/2021/07/16/artigo-eliminacao-da-pobreza-extrema-na-china-e-o-maior-feito-da-historia-da-humanidade> Acesso em 17/09/2021.

JUSTO, Gabriel. Para não repetir erro do Brasil, China quer turbinar classe média. Exame, 2020. Disponível em https://exame.com/mundo/para-nao-repetir-erro-do-brasil-china-quer-turbinar-renda-da-classe-media Acesso em 17/09/2021.

KONDER, Leandro. O que é dialética. — São Paulo: Brasiliense, 2008. — (Coleção Primeiros Passos: 23).

LÖWY, Michael. A jaula de aço. Boitempo, 2014.

LUKÁCS, György. A Destruição da Razão. Tradução de Bernard Herman Hess, Rainer Patriota, Ronaldo Vielmi Fortes; revisão de Ester Vaisman, Ronaldo Vielmi Fortes. – São Paulo: Instituto Lukács, 2020.

________. Marx e Engels como historiadores da literatura. Tradução Nélio Schneider. 1.ed – São Paulo: Boitempo, 2016.

MARTINS, C. B. O que é Sociologia. 31 ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. Tradução Antonio Carlos Braga. São Paulo: Lafonte, 2012.

________. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital / Karl Marx; [tradução de Rubens Enderle]. - São Paulo: Boitempo, 2013.

PRASHAD, Vijay. China erradica pobreza extrema enquanto bilionários dão voltinha no espaço. Brasil de Fato, 2021. Disponível em < https://www.brasildefato.com.br/2021/08/09/china-erradica-pobreza-extrema-enquanto-bilionarios-dao-voltinha-no-espaco> Acesso em 17/09/2021.

RODRIGUES, Mauro. O impressionante crescimento da China nas últimas três décadas | Gráfico da Semana. Por Quê? Economês em bom português, 2020. Disponível em https://porque.com.br/o-impressionante-crescimento-da-china-nas-ultimas-tres-decadas-grafico-da-semana Acesso em 17/09/2021.

SOUZA, Jessé. Max Weber e o “racismo científico” da Sociologia moderna. Idéias|Campinas (SP)|n. 8|nova série|1° semestre (2014).

WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2004. Coleção a Obra-Prima de Cada Autor.

________. A ética Protestante e o espírito do capitalismo. Tradução Mário Morais – São Paulo: Martin Claret, 2016.

________. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

2022-01-26

Edição

Seção

Artigos