A estrutura do campo social e as disputas de poder pelos agentes do setor de sementes em um município do semiárido nordestino brasileiro

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Resumo

O potencial agrícola brasileiro e sua importância na produção de alimentos perpassam aspectos técnicos, econômicos e sociais que carecem de análise crítica e também política. Nesse cenário, a semente, por constituir-se num insumo, tem relevância nas relações de mercado e nas políticas públicas de incentivo ao setor. Assim, a compreensão desse campo pode ser endossada pela teoria bourdieusiana e pela legislação nacional do setor de sementes. Trata-se de propor uma aproximação a um campo social constituído de múltiplos agentes e organizações, tendo-se usado como técnicas a análise documental, a pesquisa histórica e entrevistas no ano de 2018. A pesquisa se propõe a descrever como os atores do setor determinam suas posições na estrutura do campo social, tendo como locus um município do semiárido brasileiro. As posições são constatadas e apresentadas tendo como determinante os capitais dos atores do campo, seu habitus, modus operandi e poder, na medida em que se distinguem como ortodo-xos ou heterodoxos. Logo, os achados oportunizam a visualização da estrutura do campo so-cial e a possibilidade de contribuir para o desenvolvimento de uma análise crítica das condi-cionantes sociais desse setor.

 

Palavras chave: Capital, Estrutura, Organizações, Poder, Sementes.

Biografia do Autor

Ednael Macedo Felix, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutorando e Mestre em Administração de Empresas pela Unifor, possui MBA em Organizações e Meio Ambiente pela ESAB, é Especialista em Gestão de Marketing e de Recursos Humanos pela FVS, Especialista em Ecologia pela URCA, e Bacharel em Administração pela FVS. Pesquisador em Energias renováveis pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ? FUNCAP, pelo Programa de Inciação Cientifica Junior. Professor de graduação em Cursos de Administração, Ciências Contábeis, Recursos Humanos e Pedagogia, ministrando as disciplinas de Inovação, Marketing, Gestão das Operações de Produção, Jogos Empresariais, Técnicas de Negociação, Pesquisa Operacional, Estatística Aplicada, Matemática Financeira, Gestão Rural, Empreendedorismo, Comércio Exterior, entre outras. Professor de Pós-graduação, ministrando disciplinas na área de Marketing, Finanças, Gestão de Pessoas, e Auditoria Pública. 

Fábio Freitas Schilling Marquesan, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA/Unifor) desde 2014. Doutor em Administração (Área de concentração: Estudos Organizacionais) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013) com pós-doutorado em Inovação para o Agronegócio (UFRGS/2020); Mestre em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel/2008); Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2006); Especialista em Produção de Sementes de Arroz Irrigado (UFPel/2003) e Engenheiro Agrônomo (UFSM/2002). Líder do Grupo de Estudos Organizacionais do Semiárido (Geosá) e membro do Núcleo de Estudos em Estratégia e Sustentabilidade (NESS). Entre os interesses de pesquisa atuais estão as contradições do desenvolvimento em regiões semiáridas e os estudos socioambientais, com destaque para a mudança climática e outros riscos associados ao Antropoceno.

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2022-01-26

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