A SBPC e a internacionalização da C&T no Brasil
Resumo
O presente artigo fará uma exposição da contribuição da SBPC, uma das principais entidades científicas do Brasil, no processo de discussão das políticas públicas para o avanço socioeconômico no contexto do capitalismo dependente nacional. Utilizaremos os dados disponíveis acerca do papel desempenhado pela SBPC na reprodução de um cenário que auxilia a permanência do Brasil na posição de dependência em relação aos países desenvolvidos, graças à exploração do conhecimento gerado pelos cientistas nacionais. Como material empírico, veremos o discurso sobre a necessidade de aprofundar a internacionalização acadêmica nacional, e as reações provocadas pelas mudanças propostas pelo Governo Federal em relação ao programa Ciência Sem Fronteiras por parte da comunidade científica – aqui representada pela SBPC. Com base nos dados aqui obtidos, e em seguida confrontados com o levantamento teórico realizado, chegamos à conclusão de que o discurso da SBPC concorre mais para a reprodução da dependência nacional do que a sua libertação das amarras que impedem o desenvolvimento autônomo do Brasil.
Palavras- chave: C&T; SBPC; capitalismo dependente
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.