Para a retomada da economia política

Autores

Resumo

Temos por objetivo colocar em debate a necessidade de se retomar o campo da economia política como disciplina autônoma. Atualmente, nas universidades brasileiras ela ocupa majoritariamente o espaço de matéria possível no interior de outras disciplinas que assumem o caráter de cursos de graduação e pós-graduação. Raros são os programas voltados para o tema ou que, ao menos, tenham economia política como linha de pesquisa. Desse modo, desenvolveremos uma abordagem teórica em três momentos: 1. uma indicação de breve do processo teórico-histórico de redução da análise e solução de problemas econômicos à uma ciência econômica conformada à alocação ótima de recursos; 2. uma apresentação de uma crítica à racionalidade que subjaz e fundamenta à ciência econômica reduzida; e 3. um recorte de conteúdos da teoria marxista que são privilegiados com a retomada do campo da economia política. Assumimos uma perspectiva marxista para tratar do tema, o que não significa que o debate esteja restrito a teóricos e pesquisadores dessa corrente. Ao contrário, como buscamos argumentar, a retomada do campo da economia política põe em questão tanto um paradigma epistemológico de ciência, quanto as limitações da ciência econômica hegemonizada na academia.

Biografia do Autor

Bruno Reikdal Lima, Universidade Federal do ABC

Doutorando em Economia Política Mundial (UFABC), Mestre em Filosofia (UFABC), Graduado em Filosofia (CUSC), Formado em Teologia (ICEC)

Referências

DUSSEL, Enrique. 16 tesis de economía política. Siglo XXI: Ciudad de México - México, 2014.

HEINRICH, Michael. An introduction to the three volumes of Karl Mar's Capital. Tradução Alexander Locascio. Monthly Review Press: Estados Unidos da América, 2012.

HINKELAMMERT, Franz. Democracía e totalitarismo. 2ª ed. DEI: San José, 1990.

_____. Ideologías del desarrollo y la dialéctica de la história. UCA/Editorial Paidós: Argentina, 1970.

_____. Las armas ideológicas de la muerte. 2ª ed. DEI: Costa Rica, 1977.

JEVONS, W. Stanley. The theory of Political Economy. 50ª ed. Reprints of Economic Classics: Nova Iorque, 1965.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes. 2ª ed. Expressão Popular: São Paulo, 2008.

_____. O Capital: crítica da economia política burguesa. Livro I: o processo de acumulação do capital. 2 ed. Tradução Rubens Enderle. Boitempo: São Paulo, 2017a.

_____. O Capital: crítica da economia política burguesa. Livro III: o processo global da produção capitalista. Tradução Rubens Enderle. Boitempo: São Paulo, 2017b.

NUNES, António José Avelãs. Uma introdução à economia política. Quartier: São Paulo - SP, 2007.

RUBIN, Isaak I. A teoria marxista do valor. Tradução José Bonifácio de S. Amaral Filho. Coleção Teoria e História. Vol. 13. Editora Pólis: São Paulo-SP, 1987.

WALLERSTEIN, Immanuel. O fim do mundo como o concebemos: ciência social para o século XXI. Tradução: Renato Aguiar. Revan: Rio de Janeiro - RJ, 2002.

WEBER, Max. Textos selecionados: Coleção "Os Pensadores". Tadução Maurício Tragtenberg, Waltensir Dutra, Calógeras A. Ajuaba, M. Irene de Q. F. Smzercsányi e Tamás J. M. K. Szmercsányi. Editora Nova Cultural: São Paulo - SP, 1997.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Artigos