O encontro paradigmático entre psicanálise e materialismo histórico na proposta de cura pela via revolucionária em Frantz Fanon
Resumo
O artigo propõe-se a refletir sobre os limites e as potencialidades de um encontro entre psicanálise e materialismo histórico, dentro de uma perspectiva anti-colonial na obra de Frantz Fanon. As análises que formam esse artigo debruçam-se sobre as obras Pele negra, máscaras brancas, de 1952, e Os condenados da terra, de 1961, que compõem um conjunto coerente que expressa: uma análise da condição subjetiva e material de colonizadores e colonizados; um projeto almejado de emancipação humana; e, por fim, uma proposta tático-estratégica para alcançá-lo. O artigo parte do entendimento de que a obra, em relação dialética com a práxis de Fanon, representa uma proposta multiparadigmática e subvertedora das epistemologias e métodos do marxismo e da psicanálise em suas versões dogmáticas e eurocêntricas. Fanon foi capaz de realizar sínteses que reverberam no pensamento teórico antropológico, psicanalítico, político, histórico, literário, filosófico e sociológico no século XXI. Por mobilizar as dimensões singular, particular e universal, esta reflexão pode vir a produzir sínteses teóricas que contribuam com reflexões sobre as interações dos eixos de raça e classe na colonialidade do poder (QUIJANO, 2005), constituída por um padrão de dominação multidimensional, na América Latina, mas também em África.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.