A representação do humanismo na obra de Glauber Rocha
Resumo
Glauber Rocha foi um cineasta e pensador que detinha uma ideia formada a respeito da emancipação humana. Seu cinema, teorizações, entrevistas e diversos escritos sempre remetem, de modo direto ou indireto, ao tema. O humanismo tem sido reivindicado atualmente e no passado, sobretudo por grupos sociais que estão fora da categoria de sujeitos de direitos humanos. Parte-se do pressuposto de que a obra de Glauber nos auxilia na compreensão de um humanismo crítico, que deve ser encarado como categoria totalizante, pois pelo individualismo que constitui as relações jurídicas, a emancipação humana é impossível.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.