O conceito de emancipação política em Guerreiro Ramos
Resumo
O nosso objeto de análise nesse artigo será o conceito de emancipação política em Alberto Guerreiro Ramos. O presente trabalho sublinha , fundamentalmente, seis obras, são elas: i) A cartilha brasileira do aprendiz de sociólogo: prefácio a uma sociologia nacional; ii) Introdução crítica da Sociologia Brasileira; iii) A redução sociológica; iv) As condições sociais do poder no Brasil; v) O Problema Nacional do Brasil e vi) Mito e Verdade da Revolução brasileira. Cumpre ressaltar que dessas obras Usamos dois eixos centrais para qualificar a discussão: ciência como autodeterminaçãoe novos estatutos políticos emancipatórios, sobre os quais o conceito de emancipação político foi conduzido.Enquanto método, o artigo adotoua concepção dialética da histórica no sentido de evidenciar a força dos fenômenos históricos na evolução teórico do autor .
Referências
RAMOS, Alberto Guerreiro. Cartilha brasileira do aprendiz de sociólogo: prefácio a uma sociologia nacional. Rio de Janeiro, Editorial Andes, 1954.
______. Condições sociais do poder nacional. ISEB/MEC. Rio de Janeiro. 1957.
______. O problema nacional do Brasil. Editora Saga. Rio de Janeiro, 1960.
______. A crise do poder no Brasil. Editores Zahar. Rio de Janeiro, 1961.
______. Mito e verdade da Revolução brasileira. Editora Insular. Florianópolis, 2016.
______. A redução sociológica. Rio de Janeiro, Ed. UFRJ, 1996.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.