O imperialismo ocidental e as “intervenções humanitárias”: resenha do livro de Dan Kovalik

Autores

  • Roberto Bitencourt da Silva Doutor em História (UFF), mestre em Ciência Política (UFRJ), com pós-doutorado realizado nas áreas de estudos em História Intelectual e História Política (UFF). Professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Petrópolis/FAETEC) e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio). Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a contribuição do pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Gramsci (GPETED/UFF). https://orcid.org/0000-0001-5156-1594

Resumo

O escrito corresponde a uma resenha do livro de Dan Kovalik. A obra em questão, intitulada No more war, aborda as violações do direito internacional, promovidas pelas potências militares do Ocidente, bem como problematiza as investidas e as alegadas preocupações “humanitárias” do imperialismo sobre os países da periferia capitalista.

Biografia do Autor

Roberto Bitencourt da Silva, Doutor em História (UFF), mestre em Ciência Política (UFRJ), com pós-doutorado realizado nas áreas de estudos em História Intelectual e História Política (UFF). Professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Petrópolis/FAETEC) e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-Rio). Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a contribuição do pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Gramsci (GPETED/UFF).

Roberto Bitencourt da Silva é doutor em História (UFF), mestre em Ciência Política (UFRJ), com pós-doutorado realizado nas áreas de estudos em História Intelectual e História Política (UFF). Professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Petrópolis/FAETEC) e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/Rio). Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: a contribuição do pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Gramsci (GPETED/UFF).
Autor dos livros que seguem: a. "Alberto Pasqualini: trajetória política e pensamento trabalhista", Niterói: EdUFF; Rio de Janeiro: Faperj, 2013; b. "Sergio Magalhães e suas trincheiras: nacionalismo, trabalhismo e anti-imperialismo - uma biografia política", Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

Referências

KOVALIK, Dan. No more war: how the west violates international law by using “humanitarian” intervention to advance economic and strategic interests. Nova Iorque: Hot Books, 2020.

KOVALIK, Dan. The plot to overthrow Venezuela: how the US is orchestrating a coup for oil. Nova Iorque: Hot Books, 2019.

SANTOS, Eduardo. A presença da utopia ético-política de Martí na educação brasileira. NASSIF, Ricardo; SANTOS, Eduardo (orgs.), José Martí. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Ed. Massangana, 2010.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. ONU: Comunidade internacional deve lembrar princípio da responsabilidade de proteger. 12 set. 2013. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/onu-comunidade-internacional-deve-lembrar-principio-da-responsabilidade-de-proteger/>. Acesso em: 16 jul. 2020.

MAZUOLLI, Valerio de Oliveira. Curso de direito internacional público. Rio de Janeiro: Forense, 13ª ed., 2020.

Downloads

Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Resenhas