Economia política da urbanização e dependência: uma análise a partir das lutas urbanas
Resumo
O presente artigo faz um resgate sobre a urbanização desigual no Brasil para em seguida apontar como acontece a extração de mais valia nas cidades, a formação do preço do solo urbano e a relação entre propriedade e renda fundiária da terra. Apresentam-se sujeitos políticos e movimentos sociais que, no confronto de classes no espaço urbano, lutam contra a superexploração por meio de práticas que tem a cidade como suporte de ação. Afirma-se que a luta pelo direito à cidade é uma luta essencialmente anticapitalista e que visa transformar radicalmente o espaço urbano de maneira que as classes populares urbanas possam fruir de seus direitos e viver com dignidade.
Palavras chave: Economia política urbana, segregação urbana, direito à cidade, lutas urbanas, teoria marxista da dependência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.