Entre algumas outras tecnologias: o desafio de reafirmar a ancestralidade para transformar a contemporaneidade rumo ao bem viver

Autores

  • Ana María Rivera Fellner
  • Leander de Oliveira
  • Luiz Ernesto Merkle

Resumo


Este artigo tem como intenção pensar e construir outras maneiras de compreender as tecnologias no campo de estudos de Ciência, Tecnologia e sociedade (CTS) na América Latina e no Caribe a partir da valorização e reconhecimento dos saberes e conhecimentos tecnológicos das comunidades quilombolas, camponesas e indígenas os quais têm sido apagados e desconhecidos. Além disso, esse trabalho objetiva esclarecer a mestiçagem dessas tecnologias próprias com as tecnologias alheias para fortalecer a memória e o resgate do próprio. Neste sentido, articulam-se os trabalhos de Henrique Cunha Junior, sobre tecnologias africanas, Alexander Herrera Wassilowsky, sobre conhecimentos dos povos andinos, Alberto Acosta sobre o Bem viver e Silvia Rivera Cusicanqui sobre o conceito do ch’ixi com duas experiências organizativas: MinkaLab, da Colômbia, e a Rede Mocambos no Brasil. Ambas as experiências reconhecem, valorizam e compartilham os conhecimentos tecnológicos ancestrais e tradicionais das comunidades camponesas, indígenas e quilombolas como estratégia para resgatar o próprio, construir um bem viver, resguardar a memória e respeitar a diversidade de conhecimentos e de rasgos culturais característicos da Abya Yala. Do mesmo modo, quer-se identificar o uso e apropriação das tecnologias alheias como instrumento para o fortalecimento dessa memória e a criação de uma mestiçagem tecnológica.

Biografia do Autor

Ana María Rivera Fellner

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Temas de pesquisa e trabalho comunitário: Descolonizar as tecnologias a partir do reconhecimento do próprio, relação entre sociedade, cultura e educação formal e popular com as tecnologias livres e metodologias de pesquisa participativas, colaborativas e descolonizadoras. 

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-09

Edição

Seção

Artigos