O Refugiado À Margem Da Margem: Um Diálogo Entre O “Turista” E O “Vagabundo”, De Bauman, E Direitos Humanos

Autores

  • Dimitrius Gonçalves Machado Mestrando em Educação pela UFRGS, na linha Estudos Culturais. Graduado em Licenciatura em Música pelo IPA.
  • Michelle Alves Monteiro Especialista em Direito Público pela ESMAFE/RS. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS. Integrante do Projeto de Extensão de Assessoria Jurídica Popular às comunidades indígenas e povos tradicionais, vinculado à UFRGS – SEMEAR.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a questão dos refugiados, como sujeitos marginalizados e estigmatizados, a partir da sua desumanização. Para tanto, utiliza-se dos conceitos de turista e vagabundo de Bauman para compreender, por meio dessa visão pós moderna, a situação, dentro do contexto da sociedade ocidental branca, daqueles que se configuram à margem. Pretende-se, de forma crítica, ao demonstrar a construção da noção do sujeito ideal moderno, questionar o discurso dos direitos humanos, vez que excludentes, a fim de se discutir a necessidade de uma releitura, valendo-se da interculturalidade como forma contra-hegemônica de pensar os direitos humanos.

 

Palavras chave: Refugiados, Marginalização, Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2019-06-13

Edição

Seção

Artigos