Do capitalismo financeiro à industrialização sweatshops na América Latina: Haiti, incerteza política e seu envolvimento direto na vida socioeconômica nos dias atuais

Autores

  • Raphael Lobo Duarte Batista Teixeira Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA
  • Fednel Saintil UFBA

Resumo

Na América Latina, via de regra, quando se fala em industrialização, se vem a memória países como Brasil, Argentina e México, não obstante, o processo de substituição de importações proposto pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe – CEPAL nos anos 60. Neste presente artigo, buscamos vislumbrar alguns elementos importantes para a perspectiva da integração produtiva na região caribenha. À vista disso, nos centramos sobre a terceira fase do estágio imperialista, isto é, etapa onde se estabelece um tripé: reestruturação produtiva, financeirização e ideologia neo-liberal. A estrutura produtiva baseada no taylorismo-fordismo e o keynesianismo é enterrada definitivamente nos anos 80 do século XX e, no qual se inicia uma nova fase de acumulação, onde o trabalho é “flexibilizado” e as empresas multinacionais norte-americanas -  do mesmo modo como algumas europeias e japonesas  - garantem o controle estratégicos de bens intangíveis e promovem desterritorializalção da produção, em que unidades produtivas são instaladas em países periféricos nos quais em seu limite surge o fenômeno das sweatshops ("fábricas do suor"). Esse artigo focaliza tais ocorrências no Haiti, este país singular na América Latina.

Biografia do Autor

Raphael Lobo Duarte Batista Teixeira, Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Atualmente é mestrando de pós-graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL) e discente de Ciências Econômicas do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) da UNILA, a Universidade Federal da Integração Latino Americana. Também é membro do Grupo de Pesquisa América Latina: Integração e Desenvolvimento (GPAID).

Fednel Saintil, UFBA

Mestrando em Economia Aplicada pela UFBA.

Downloads

Publicado

2019-10-25

Edição

Seção

Artigos