Breve história da origem dos partidos trotskistas na América Latina
Resumo
O trotskismo, como movimento de oposição às práticas hegemônicas do grupo de Joseph Stalin surge a partir do agrupamento em torno de León Trotsky para as disputas internas dentro dos congressos do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e na própria atuação política de León Trotsky. Na medida em que o bloco de oposição cresce e se fortalece, as duras críticas do agrupamento obtêm na teoria e na prática de Trotsky o maior interlocutor das avaliações e dos desvios da Revolução de Outubro de 1917 no campo do marxismo. Dessa forma, o presente trabalho busca investigar a influência desse pensador na América Latina no que tange a formação de agremiações, movimentos e partidos políticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.