Análise da crise da Ucrânia em 2014 na cobertura web da teleSUR
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma repercutiu na mídia a atuação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no movimento de anexação da província da Criméia (Ucrânia) pela Rússia em 2014. Considerando esse, um acontecimento marcante nas Relações Internacionais, uma vez que se tem novamente, depois de mais de 20 anos, os protagonistas da Guerra Fria (EUA e Rússia) na linha de frente e em lados opostos de um conflito. A atuação da OTAN é fundamentada a partir da perspectiva e reflexões da teoria Realista e teoria do Poder das Relações Internacionais. Assim, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, levantamento e análise documental e Análise do Discurso (AD), que será aplicada à cobertura web da emissora teleSUR, afim de entender a repercussão da interferência da OTAN no conflito.
Palavras chave: OTAN, Relações Internacionais, Criméia, teleSUR.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.