O 18 de Brumário de Michel Temer
Resumo
O presente artigo visa apontar para os paralelismos de dois momentos históricos separados por um período de tempo de mais de 160 anos, a saber, a ascensão de Napoleão III na França ?ator político que será lembrado historicamente não apenas como uma má sombra do seu grande tio, mas também por ter caído na armadilha de Bismark e, em poucas semanas de guerra mal executada, ter entregado o poder da França à coroa prussiana? e a ascensão de Michel Temer ?que será lembrado como aquele que passou de “vice decorativo” a fantoche escolhido por uma direita nacional de tradição golpista e pouco disposta a aceitar as regras básicas da democracia representativa. Nele, pretendo principalmente observar como, em ambos os casos, o que levou esses homens a exercer o poder executivo de seus países não foram exatamente as condições para ocupar o cargo, mas, antes, a conjuntura política de dois países em que a luta de classes atravessava ?e ainda atravessa, no caso brasileiro? um momento crítico.
Palavras-chave: Michel Temer, Napoleão III, Golpe de Estado, Impeachment.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.