Gilberto Freyre e a revolução brasileira
Resumo
Lastreado na história das ideias, o artigo em tela objetiva reconstruir os posicionamentos de Gilberto Freyre acerca da categoria revolução brasileira. Esta categoria tem sido usada por diversos intelectuais no Brasil republicano a partir de critérios distintos. Ao posicionar-se sobre a mesma, ainda que pelo silêncio, crítica ou defesa de uma “revolução-conservadora”, mostro a concordância entre este posicionamento político e a interpretação do Brasil tecida pelo mestre de Apipucos.
Palavras-chave: Gilberto Freyre. Revolução brasileira. Classes dominantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.