Che Guevara e o Marxismo Latino-Americano: a crítica da Economia Política

Autores

  • Marcos Antonio da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Guillermo Alfredo Johnson Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

Ernesto “Che Guevara” marcou profundamente a história contemporânea da América Latina e também o pensamento socialista na segunda metade do século XX. Apontado por Sartre como o “homem mais completo do século XX”, a ênfase em seu exemplo de vida não pode ocultar sua contribuição como pensador marxista e latino-americano. Sua atuação e seu pensamento influenciaram a ação de indivíduos e organizações políticas em todo o continente. No entanto, sua influência, realçada pelo ideal de mito revolucionário não faz juz, segundo nossa compreensão, a contribuição original, e fundamental, do Che para o desenvolvimento do pensamento marxista. O presente trabalho procura analisar (e divulgar) uma das contribuições do Che para o desenvolvimento do pensamento socialista na América Latina, fundamentado na análise de sua visão do marxismo soviético presente em "Apuntes críticos a la economia política". Consideramos que, em geral, há um conhecimento parcial e insuficiente do protagonismo teórico desempenhado por este autor, o que torna necessário (e imprescindível) a releitura de sua obra, que está sendo reeditado pelo Centro de Estudos Che Guevara, em Cuba.

PALAVRAS-CHAVES: América Latina; Che Guevara; Marxismo.

Biografia do Autor

Marcos Antonio da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) entre 2008-2011. Membro do LIAL (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina).

Guillermo Alfredo Johnson, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor de Ciência Política do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Mestrado em Geografia. Coordenador do LIAL (Laboratório Interdisciplinar de Estudos sobre América Latina) da mesma instituição.

Publicado

2013-01-24

Edição

Seção

Artigos