A Trajetória do Neoliberalismo na Venezuela e sua Conjuntura Atual: uma análise das políticas governamentais desencadeadas a partir do ano de 1998

Autores

  • Vandiana Borba Wilhelm Rede estadual de ensino. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS) e do Grupo Estudos Marxistas em Educação. Integrante do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), da UNIOESTE, campus de Cascavel.

Resumo

As reflexões e os resultados expressos no presente artigo têm por objetivo discutirem sumariamente sobre as alterações da base material acarretadas pelas reformas neoliberais, pois, este é o período em que a América Latina, em particular, à Venezuela, passa por intensas modificações políticas, econômicas e sociais, resultantes das condicionalidades para a renegociação da dívida externa e da adesão às diretrizes do Consenso de Washington. Delineado esse panorama que trouxe como consequência o agravamento da penalização social da imensa população pertencente à classe trabalhadora, busca-se analisar a atual conjuntura da sociedade venezuelana, partindo do ano de 1998, haja vista ser neste ano que Hugo Rafael Chávez Frías é eleito democraticamente presidente da República, tendo como compromisso social a concretização de programas e políticas que se colocam como alternativas ao neoliberalismo. É nesta direção que ao longo deste artigo se pretende problematizar e explicitar os traços de rupturas ou de continuísmos em relação às políticas neoliberais.

Palavras chaves: emergência do neoliberalismo; alterações da base material; ações políticas de Hugo Chávez.

Biografia do Autor

Vandiana Borba Wilhelm, Rede estadual de ensino. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS) e do Grupo Estudos Marxistas em Educação. Integrante do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), da UNIOESTE, campus de Cascavel.

Professora da rede estadual de ensino. Mestre em educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS) e do Grupo Estudos Marxistas em Educação. Integrante do Programa Institucional de Ações Relativas às Pessoas com Necessidades Especiais (PEE), da UNIOESTE, campus de Cascavel.

Publicado

2011-10-17

Edição

Seção

Artigos