Neoliberalismo e Cultura Política na América Latina: uma crítica a visão liberal de Estado, Democracia e Sociedade Civil

Autores

  • Sr. Antonio da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Guillermo Alfredo Johnson Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Resumo

A persistência da relação imperialista na qual América Latina se encontra sustenta-se, entre outros elementos materiais e imateriais, na disseminação de uma cultura política que afirma e reproduz valores liberais. Neste sentido, esboçamos elementos para uma análise crítica das concepções hodiernamente hegemônicas de Estado, democracia e sociedade civil. Para tanto, discute a natureza e as características do imperialismo neoliberal e constata que, apesar de seu fracasso econômico evidenciado pelas crises do capitalismo central, sua vitalidade no plano ideológico-cultural continua determinando grande parte da ação política contemporânea, mantendo hegemônico. A partir disto, procura-se realizar um balanço crítico das concepções político-ideológicas do imperialismo e dos valores culturais e políticos produzidos e reproduzidos em torno da visão de Estado, Democracia e Sociedade Civil que o mesmo conseguiu implementar na América Latina no final do século XX. Mesmo hegemônicas, a análise demonstra que tais concepções mascaram a dominação do capital e que a crítica político-ideológica é fundamental para o desenvolvimento das lutas anti-capitalistas.

Palavras-Chaves: Imperialismo Neoliberal; América Latina; Hegemonia Cultural; Democracia.

Biografia do Autor

Sr. Antonio da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor de Ciência Política do Departamento de Ciências Sociais da UFRN. Membro do LIAL(Laboratório Interdisciplinar de estudos sobre América Latina) /UFGD.

Guillermo Alfredo Johnson, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professor de Ciência Política da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e coordenador do LIAL (Laboratório Interdisciplinar de estudos sobre América Latina) da mesma instituição.

Publicado

2011-10-25

Edição

Seção

Artigos