As Comunas Socialistas na Venezuela: notas teóricas sobre o movimento social na América Latina
Resumo
No presente artigo, apresentamos uma análise sobre as contribuições advindas da experiência das Comunas Socialistas (CS) na Venezuela, inscrevendo-a como movimento social contra-hegemônico emergente na América Latina e Caribe, no contexto da Revolução Bolivariana neste país. Tal merece especial atenção, por terem como objetivo o fortalecimento das instâncias de organização e poder popular. À luz das teorias dos novos movimentos sociais e das teorias pós-coloniais desenvolvemos uma análise bibliográfica, no exame às publicações acadêmicas sobre a experiência, no intuito de levantar questões de pesquisa sobre o tema a serem trabalhadas a posteriori, tendo em conta novos paradigmas de transição que superem as teorias críticas modernas para a sua análise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.