Indo para a mesa com os Camentsá
Resumo
Esta narrativa é uma primeira aproximação ao mundo da alimentação indígena camentsá, comunidade moradora no Vale do Sibundoy, na Colômbia. Nas cozinhas das mulheres camentsá se misturam plantas medicinais e comestíveis com os animais domésticos, para conseguir pratos onde o tradicional e o novidoso se encontram. Aqui se abordam particularmente o milho e o porquinho das índias, dois alimentos que devem estar presentes em todas as festas da comunidade.
O leitor é conduzido desde o trabalho nas roças, atravessando a relação existente entre a mulher e a mãe terra, até algumas das técnicas empregadas para a transformação dos alimentos, para finalmente chegar à mesa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.