O Haiti é Aqui: Sub Imperialismo Brasileiro e Imigrantes Haitianos em Santa Catarina - SC
Resumo
Neste artigo, iremos analisar o recente fluxo de imigrantes haitianos no Estado de Santa Catarina, à luz de uma interpretação histórica das origens do processo emigratório no Haiti. Este processo, como veremos, é resultado da produção e reprodução históricas de fatores de expulsão da população do país. Pretendemos contribuir ao debate sobre migrações internacionais inserindo a categoria do “subimperialismo” no rol dos fatores de expulsão, analisando um fluxo migratório específico (o de haitianos em Santa Catarina). Para tanto, narraremos sucintamente como o Haiti se converte de colônia mais próspera do mundo, no século XVIII, a país mais pobre da América, atualmente – bem como a relação desta conversão com a produção de uma tradição migrante no país, em especial desde o final do século XIX. Esta história não é, logicamente, exclusiva do Haiti, senão que produto de um conjunto de contradições que caracterizam a forma específica com que o capitalismo desenvolve-se em nosso continente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.