Os investimentos externos no noticiário de O Globo (1952-1964)

Autores

  • Roberto Bitencourt da Silva Professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Rio/FAETEC/SECT-RJ). Endereço eletrônico: betobitencourt@hotmail.com

Resumo

O artigo tem como objeto de análise o jornal O Globo e o período selecionado consiste nos anos de 1952 a 1964. Trata-se de jornal que, assim como em nossos dias, apresentava linha editorial politicamente conservadora e liberal, sob o ângulo econômico. O objetivo do trabalho é identificar a projeção alcançada na agenda pública por um assunto específico: a limitação das remessas de lucros do capital estrangeiro. Propósito adicional é mapear o enquadramento noticioso de O Globo em torno do tema.

Biografia do Autor

Roberto Bitencourt da Silva, Professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Rio/FAETEC/SECT-RJ). Endereço eletrônico: betobitencourt@hotmail.com

Doutor em História (UFF), mestre em Ciência Política (UFRJ) e professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Rio/FAETEC).
Colaborador dos webjornais Diário Liberdade e GGN. Autor do livro “Alberto Pasqualini – trajetória política e pensamento trabalhista”, Niterói: EdUFF, 2013. Os temas de pesquisa correspondem à Comunicação e Política, História das Ideias e do Brasil Republicano.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Edição

Seção

Artigos