Integração político-estratégica na América do Sul: A integração como centro de decisão
Resumo
O presente trabalho trata dos eixos Econômico-Produtivo, de Infra-Estrutura, e de Segurança e Defesa como as três estruturas que condicionam a Integração Sul-Americana. Seu principal objetivo é apresentar a importância de ações coordenadas entre os três eixos para uma integração que de fato promova o desenvolvimento sócio-econômico do subcontinente. Secundariamente, busca-se desenvolver o modelo de integração político-estratégica de Padula nesses três eixos de integração. Para isso, parte-se do conceito de centros de decisão econômica de Furtado, como conceito-chave que estrutura a concepção de integração, e do conceito de complexos regionais de segurança de Buzan e Weaver, que estrutura o eixo de Segurança e Defesa. Assim, a partir da síntese dessas diferentes abordagens, compreende-se a integração regional como um processo de constituição de um centro de decisão que organiza a produção econômica, os setores de infra-estrutura, e a segurança e a defesa da região, baseado em uma doutrina militar e em capacidades militares próprias. Um terceiro objetivo deste trabalho é contribuir no debate sobre os possíveis rumos da Integração Regional em termos de modelos a serem adotados.
Palavras-Chave: América do Sul. Integração Regional. Integração Político-Estratégica. Centro de Decisão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.