O sentido do trabalho no contexto da crise estrutural do capital
Resumo
Considerando o contexto da crise estrutural do capital no Brasil (2008-2016), e, sua consequência no campo social, político, econômico e ético, este ensaio tem como objetivo refletir acerca da distinção existente entre o trabalho enquanto metabolismo entre o homem e a natureza e o trabalho enquanto mercadoria, problematizando a condição que o trabalho assume no modo de produção capitalista. O presente artigo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, a partir da abordagem teórico-metodológica do materialismo histórico dialético.
Palavras-Chave: Trabalho. Crise do Estrutural do Capital. Trabalho Ontológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.