O Foro de São Paulo e a Política Externa do Partido dos Trabalhadores: convergências ou divergências nos governos Lula da Silva e Dilma Rousseff

Autores

  • Mariana Maia Ruivo Universidade Estadual de Campinas - Unicamp
  • Giordano Sousa de Almeida Universidade de Brasília - UnB
  • Sara Toledo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais Santiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)

Resumo

Este trabalho objetiva identificar possíveis convergências entre as propostas do Foro de São Paulo (FSP) e a política externa brasileira (PEB), entre os anos de 2003 e 2014, período no qual a Presidência da República foi exercida pelo Partido dos Trabalhadores (PT), por meio de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Dessa forma, faz-se necessário o estudo das linhas programáticas do FSP e da política externa brasileira do período em tela, de modo a entender suas possíveis interações. Fundado em 1990 pelo PT e composto por uma miríade de partidos tradicionalmente localizados mais à esquerda dos respectivos espectros políticos nacionais e que assumiram, pela via democrática, vários governos da América Latina, a partir do final da década de 1990, o FSP desenvolveu-se como ambiente de encontro das forças políticas latino-americanas e caribenhas, autodenominadas progressistas, que procura não só o debate e a análise do sistema internacional, como também a constituição de um projeto comum de inserção internacional. No caso do Brasil, o Governo de Lula (2003-2010) procurou desenvolver uma política externa altiva e ativa, por meio de reformas das instituições internacionais, do fortalecimento da presença brasileira em sua entorno regional e da procura por novos parceiros. Essas diretrizes, embora com outra ênfase, foram mantidas pelo primeiro governo de Dilma Rousseff (2011-2014). Costumeiramente ausente dos debates políticos domésticos, a política externa desenvolvida pelos dois governos tem recebido inúmeras críticas, principalmente, de burocratas, comumente associados à diplomacia de governos anteriores ao iniciado, em 2003. 

Biografia do Autor

Mariana Maia Ruivo, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutoranda em Ciência Política da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestra em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP).

Giordano Sousa de Almeida, Universidade de Brasília - UnB

Mestre pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IREL/ UnB).

Sara Toledo, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais Santiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP)

Doutoranda e mestra em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais Santiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUC-SP).

Downloads

Publicado

2016-09-09

Edição

Seção

Artigos