Dependência, imperialismo, neoliberalismo e capital-imperialismo: a dinâmica da posição brasileira na América Latina

Autores

  • Meire Mathias Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Cássius M. T. M. B. de Brito Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

Neste artigo, elegemos determinados termos-chaves que consideramos fundamentais para discutir a situação do país na dinâmica atual da acumulação capitalista mundial, tendo em vista a organização dos Estados capitalistas no sistema internacional. O estudo sobre a formação social brasileira nos leva a refletir sobre as configurações que o capitalismo adota ao longo do seu processo de desenvolvimento em nível global e seus impactos internos. Deste modo, os conceitos, ideias e formulações acerca da dependência, imperialismo e capital-imperialismo ganharam centralidade para pensarmos as determinações que se impõe nas relações centro x periferia, em particular na América Latina. 

Biografia do Autor

Meire Mathias, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas. Docente do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Cássius M. T. M. B. de Brito, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Especialista em Teoria Histórico-Cultural pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestrando em Ciências Sociais do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UEM.

Downloads

Publicado

2016-09-09

Edição

Seção

Artigos