Contribuição a uma crítica geografizada do pensamento: uma leitura situada do pensamento filosófico desde a América Latina

Autores

  • Bruno Reikdal Lima Universidade Federal do ABC

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir a história da filosofia e a filosofia da história na América Latina. Sob a proposta de “crítica geografizada”, apresentando leituras de pensadores latino-americanos, pretendemos por em questão a possibilidade de o deslocamento geográfico do ponto de partida para a constituição de um macro-relato histórico da filosofia trabalhada na América Latina, de modo a criticar a periodização e a filosofia da história eurocêntrica que habitualmente utilizamos – a saber: que se divide em Idade Antiga, Média e Moderna, e que sustenta o progresso contínuo da história que tem seu ápice em certo traço da cultura europeia. Para tal, apresentaremos o problema a partir do diálogo de Leopoldo Zea e Salazar Bondy, seguindo para a proposta de leitura histórica de Enrique Dussel e considerando a colonialidade do poder, de Aníbal Quijano, como explicativa para a implementação e manutenção de uma história e uma filosofia da história eurocêntrica. Por fim, no presente trabalho, propusemos as considerações finais em forma ensaística com o intuito de propor uma hipótese de trabalho de geografização do pensamento, abrindo espaço para o debate crítico.

 

Palavras-chave: história, eurocentrismo, geografização.

 

Biografia do Autor

Bruno Reikdal Lima, Universidade Federal do ABC

Graduado em Filosofia, formação em Teologia, Pós-graduando em Ciência Política e Mestrando em Filosofia; linha de pesquisa de Ética e Filosofia política; campo específico de filosofia no Brasil e América Latina.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Edição

Seção

Artigos