Entre o imperialismo e o subimperialismo: a projeção brasileira à Bolívia e ao Peru nos governos Lula da Silva (2003-2010)
Resumo
Estudar a possibilidade de um subimperialismo brasileiro na região sul-americana no século XXI traz consigo a necessidade da compreensão de como se articula o conceito de imperialismo, teorizado e discutido no início do século XX, como a etapa superior do capitalismo monopolístico na visão de Lênin, em uma dinâmica que ganhava força. Mas também, como Ruy Mauro Marini utiliza as contribuições de Lênin, Bukharin, Hilferding, entre outros, para analisar a realidade brasileira e conceber o termo subimperialismo nos anos 1970. Para então apresentar a relação que o Brasil, e a união de seus diversos setores, estabelece com Bolívia e Peru em aspectos da integração da infraestrutura regional que permitem o resgate do conceito de subimperialismo como ferramenta fundamental para a compreensão da realidade regional. Este artigo busca apresentar e discutir tais aspectos.
Palavras-chave: Imperialismo, Subimperialismo, Brasil potência, Integração Regional, Neodesenvolvimentismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.