Análises das esferas de poder do Estado Plurinacional da República do Equador
Resumo
O objeto de estudo de este trabalho será o Estado Plurinacional da Republica do Equador, onde teve início em 2008, ano que foi outorgada a mais recente e atual Constituição do país. O objetivo é analisar a proposta do modelo do Estado Plurinacional equatoriano, com o fim de ver se este responde a criação de um novo modelo de Estado Plurinacional latino-americano ou se simplesmente é uma variação do modelo de Estado Moderno. A forma de realização da pesquisa é através de um estudo comparado da Constituição atual do país com a anterior, enfocando principalmente nas estruturas de poder presentes em estes dois modelos em relação a participação e autonomia das sociedades pluriculturais do Equador. Sendo assim, se utilizará a epistemologia decolonial como ferramenta base para o desenvolvimento de este trabalho. O modelo de Estado Plurinacional, se apresenta como uma proposta alternativa frente ao modelo de Estado colonial e o modelo neoliberal que tem permitido manter a dominação econômica, política, social e cultural nos países da América Latina.
Palavras-Chaves: Estado Plurinacional; Constitucionalismo; Diversidade; Povos indígenas; América Latina
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.