O MBR-200 e o enfrentamento prolongado ao neoliberalismo
Resumo
O artigo elenca os principais elementos responsáveis pela conformação do fenômeno chavista, analisando os desdobramentos políticos das reformas implantadas nos primeiros anos do governo de Hugo Chávez. Em um primeiro momento, apresentamos uma síntese da história venezuelana, indicando alguns de seus acontecimentos políticos capitais. Numa segunda parte, discutimos o conceito e a aplicação do neoliberalismo, abordando suas principais variações, inclusive a venezuelana. Dando corpo à análise, reconstituímos as raízes históricas do MBR-200, relacionando-as com a conjuntura de hegemonia do neoliberalismo e analisando seus posicionamentos frente a esse contexto. Por fim, em uma atenta retrospectiva dos primeiros anos dos governos chavistas, identificamos os impasses surgidos a partir das reformas implantadas, responsáveis, na nossa visão, por alterar qualitativamente os rumos das contradições imersas na sociedade venezuelana.
Palavras-chaves: Venezuela, Chavismo, MBR-200, Neoliberalismo, Chávez.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.