Cidade para quem? Projeto ‘Residência Itatiaia’ e a estética descolada do real
Resumo
Em 2014, a tipicidade estética da cidade mineira de Itatiaia foi quebrada pela presença do projeto ‘Residência Itatiaia’. A intervenção urbanográfica, proposta por artistas mineiros, pretendia modificar a cidade e levar um diferencial através da presença do grafite. No entanto, o estado atual das obras e dos entornos evidenciam a falta de cuidado para com as intervenções artísticas. O descolamento da estética proposta pelos grafiteiros com a realidade local da cidade e dos moradores fica explícita através das imagens fotográficas. Assim, propõe-se uma crítica à forma como o projeto foi implantado, uma vez que este imprimiu a lógica artística dos grafiteiros, e não a estética dos moradores do local.
Palavras chave: Urbanografia, Cidades, Descolamento Estético.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.