Notas preliminares acerca do feminino em Jorge Amado: da subserviência às transgressões em Gabriela, cravo e canela

Autores

  • Bruno Guilherme Hatschebach UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE campus Cascavel
  • Aparecida Favoreto Professora adjunta do colegiado de Pedagogia - Unioeste campus Cascavel

Resumo

O presente artigo lança esparsas notas preliminares sobre a literatura amadiana. Neste em particular, buscaremos a crítica do romance Gabriela, cravo e canela (2012); para tal, nos lançamos à tarefa de verificar as categorias em Patricio (1999), Goldman (2014) e no posfácio do referido romance, em Paes (2012). Em Gabriela, tomamos por objeto de análise as personagens femininas em meio aos movimentos históricos quais despontam sinais de resistência e mudanças na forma de reconfigurações do mesmo. Assim, estão as mudanças econômicas, impulsionadas pela dinâmica da exportação do cacau e das demandas do mercado externo como deslocamento das contradições, no qual verificamos também a luta pelo poder político como conservação e elevação da determinação da base. Vemos no movimento, a resistência da oligarquia fundiária perante os novos traços, esses tantos atos apresentados pelo liberalismo progressista. Buscamos no debate marxista as intersecções de classe e suas expressões ideopolíticas, especificamente o controle estrutural dos meios e modos de vida da classe trabalhadora, tateando na crítica aos valores da família mononuclear burguesa, conformada enquanto "família natural" os limites da socioreprodução do capital e do binômio de gênero.

 

Palavras-chave: família mononuclear; mulheridades; subserviência; transgressão; classe e gênero.

Biografia do Autor

Bruno Guilherme Hatschebach, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - UNIOESTE campus Cascavel

Discente pesquisador da licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste – UNIOESTE campus Cascavel, atualmente desenvolve a pesquisa: Da subserviência às transgressões: uma análise histórica da obra de Jorge Amado, vinculada ao Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE.

Aparecida Favoreto, Professora adjunta do colegiado de Pedagogia - Unioeste campus Cascavel

[1] Pesquisadora e professora do Mestrado em Educação e da licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus Cascavel. Graduada em História (UEM), Mestre em Educação (UEM), Doutora em Educação (UFPR). Membro e Líder do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação. Desenvolve pesquisa no campo da História da Educação brasileira.

Downloads

Publicado

2017-09-14

Edição

Seção

Artigos